10 livros (e blogs) para começar a escrever sobre viagem

porta em parede coberta por livros - livros escrever sobre viagem

10 livros (e blogs) para começar a escrever sobre viagem

Um dos hábitos mais importantes para começar a escrever sobre viagens é ler: leia livros, revistas e blogs de viagem principalmente de autores que produzem textos com boas descrições, informações precisas e narrativa envolvente. Aqui vai uma listinha de 10 livros e blogs para ler e se inspirar para escrever sobre viagem.

Livros de viagem

 

O Grande Bazar Ferroviário – Paul Theroux

O escritor estadunidense é um clássico da literatura de viagem. Adepto do slow travel e viajando sempre por terra, Paul Theroux conta em O Grande Bazar Ferroviário (The Great Railway Bazaar, em inglês) um rolê de trem que ele fez nos anos 70. A viagem começou em Londres, passou pelo Leste Europeu, Ásia, Japão, retornando pela Rússia. O Safári da Estrela Negra, outro título do autor, é sobre viagem de Cairo até Cape Town, atravessando toda a África.

Caminos Invisibles – Laura Lazzarino e Juan Pablo Villarino

O livro (em espanhol) foi escrito e publicado de maneira independente pelos argentinos Laura e Juan Pablo e conta uma viagem “mochileira raiz” que eles fizeram por um ano e meio na América do Sul, se deslocando apenas de carona. Caminos Invisibles fala sobre viagem e sobre a conexão entre as pessoas, é um relato dá vontade de pegar a mochila e ir embora (depois da quarentena, por favor!). Vale a pena conferir também o que eles escrevem nos seus blogs: losviajesdenena.com, de Laura e acrobatadelcamino.com, de Juan Pablo.

livros escrever sobre viagem

Laura e Juan Pablo com a edição impressa de Caminos Invsibles. Foto: losviajesdenena.com

Livre – Cheryl Strayed

Qualquer guia ou curso sobre escritura de viagem vai te ensinar que mais importante que a trip é mostrar como aquele percurso causou uma mudança interna em você (ou no seu personagem). Nesse quesito, Livre é magistral: conta a história real da autora que depois da morte da mãe, crise com a família e fim do casamento, toma uma decisão impulsiva de fazer a pé e sozinha os 1.770 km da Pacific Crest Trail, nos Estados Unidos. Sem preparo físico adequado (e psicológico principalmente) nem equipamentos suficientes, o livro mostra toda a angústia e o processo superar (com muito perrengue) a trilha e as feridas do seu passado.

Na Natureza Selvagem – Jon Krakauer

Esse livro reportagem – que virou filme e conta a história de um jovem de família rica que larga tudo para viver em liberdade na natureza, mas acaba morrendo tragicamente no Alasca – é a obra mais conhecida de Jon Krakauer e um must read para começar a escrever sobre viagem. Mas vale a pena conhecer mais do autor, que também é editor da revista Outsider, colaborador da National Geographic e escreveu outros livros como No Ar Rarefeito, que conta a história real de uma expedição ao Everest que resultou na morte de oito montanhistas. Jon Krakauer tem um olhar delicado sobre os sonhos e as tragédias humanas, além de saber conduzir uma trama inquietante de maneira notável.

homem lê diante do mar - livros escrever sobre viagem

Cena do filme Na Natureza Selvagem (2007). Foto: YouTube

A Arte de Viajar – Alain de Botton

Mais do que um relato de viagem, o livro é uma reflexão sobre o que leva alguém a sair de casa e buscar lugares distantes. Super adequado para a quarentena, o autor mostra que viajar é um estado de alma e se pode viajar dentro da própria sala ou para dentro de si. Dividido em cinco partes (partida, motivação, paisagem, arte e retorno), A Arte de Viajar fala de temas familiares a qualquer viajante, como expectativas versus realidade, o exótico, a liberdade e viajar sozinhx.

Quer começar a escrever sobre viagens? Confira mais posts com dicas.

Eu Sou as Escolhas Que Faço – Elle Luna

O livro nasceu do texto “The crossroads of should and must” que a autora publicou no Medium, e fala da vida como uma eterna escolha entre o que queremos e o que devemos fazer – e como muitas vezes deixamos de lado nossos sonhos em prol das obrigações. Não é um livro exatamente sobre viagem, mas é uma leitura gostosa e um empurrãozinho para tirar os nossos sonhos do papel quando a quarentena acabar.

Terra dos Homens – de Antoine de Saint-Exupéry

A talento narrativo do autor de O Pequeno Príncipe dispensa apresentações. O que muita gente não sabe é que ele também escreveu sobre viagens. Terra dos Homens narra experiências da época que o ele trabalhava como piloto de avião e, depois de um acidente no Deserto do Saara, passou dias sem água nem comida. Saint-Exupéry descreve as paisagens de uma maneira muito tocante e é um ótimo exemplo de como falar de temas atemporais – o sentido da vida, as amizades  e a pequenez do ser humano – a partir da experiência da viagem.

livros escrever sobre viagem

Terra dos Homens, de Antoine de Saint-Exupéry. Foto: divulgação/Mercado Livre

Blogs de viagem

A leitura de blogs é muito útil para quem está começando a escrever sobre viagens, pois é muito mais provável que a gente tenha oportunidade de publicar um texto em um blog (nosso ou alheio) do que um livro. Fuja dos blogs que escrevem textos sem personalidade, se limitam a fazer listas e roteiros pré-estabelecidos, eles não vão acrescentar em nada no seu aprendizado. Aqui vão três sites que eu sempre visito, servem de inspiração para mim e eu super recomendo:

Roads & Kingdoms (seção de viagem)

Os relatos, em inglês, mesclam precisa e relevante (que vai ser exigido de você, caso pense em escrever para sites, jornais e revistas) e um texto gostoso de ler, que dá vontade de pegar a mochila para viajar.  Os textos, escritos por viajantes de todo o mundo, mostra os destinos de uma ótica muito íntima, de quem nasceu ou conhece bem o local.

Calle 2

A revista digital traz relatos sobre a América Latina sob a ótica de vários autores. Não espere encontrar listas de “10 coisas imperdíveis para fazer em…”, o propósito da publicação é mostrar destinos inusitados, histórias de vida e culinária “raiz” – tudo isso é trazido ao público por meio de fotos e textos muito bem produzidos, daqueles que a gente esquece do tempo lendo.

livros escrever sobre viagem

Site calle2.com

Blog da World Nomads

O site de uma seguradora geralmente não é o melhor exemplo para aprender a escrever sobre viagens, mas o blog da World Nomads traz relatos (em inglês) primorosos.  A empresa também promove concursos para bolsas de estudo, onde aspirantes a escritores, fotógrafos e videomakers ganham uma viagem e tutoria de um profissional da área para produzir seus relatos.

Alguns links são de afiliados, ou seja, eu recebo uma pequena comissão pela compra, o que me ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade e grátis aqui no blog. Essa comissão não altera o preço final (você não paga a mais por isso). 

Foto de capa: Eugenio Mazzone/Unsplash

No Comments

Post A Comment