
28 abr Livros grátis de viagem: ebooks para ler na quarentena
Livros grátis de viagem são uma ótima alternativa para driblar a ansiedade e o tédio do confinamento: é uma atividade de lazer que podemos fazer dentro de casa, nos ajudam sonhar com as próximas viagens e não pesam no orçamento. Enquanto não podemos sair novamente pelo mundo, confira essa lista de livros grátis de viagem para baixar na quarentena:
Viaje para o sul dos EUA com As Aventuras de Huckleberry Finn
O romance de Mark Twain é a primeira recomendação de livros grátis de viagem: é um dos clássicos da literatura estadunidense e conta a história de um menino que escapa de casa e se junta a uma criança escravizada, também fugitiva. Descendo o Rio Mississipi de jangada, os dois vivem aventuras fantásticas sob o pano de fundo da sociedade do sul dos Estados Unidos no fim do século XIX. O romance discute temas como escravidão, racismo, puritanismo e as contradições do “mundo adulto”.
Mais livros sobre os Estados Unidos: muitos títulos americanos são clássicos da literatura de viagem, como Na Natureza Selvagem (que eu recomendei nesse post sobre livros para escrever sobre viagens) e On The Road, de Jack Kerouac. Na mesma linha de “largar tudo em busca de uma vida simples e livre” está Walden, de Henry David Thoreau, uma crítica à sociedade industrial e ao modo de vida estadunidense.
Viaje para Cuba com “The Price of Paradise“
Disponível em inglês na Amazon, o romance se passa na Havana de 1947, quando a ilha ainda era um grande balneário de férias estadunidense. O protagonista Patrício sai da Espanha, ainda em guerra, para Cuba só com a roupa do corpo, procurando um futuro melhor e vai trabalhar na loja mais luxuosa da cidade. Lá conhece Glória, a esposa de um mafioso e se envolve em uma trama de traição e morte.
Mais livros sobre Cuba: a obra mais famosa de Ernest Hemingway, O Velho e o Mar, foi escrita quando o autor já morava há mais de dez anos da ilha de Fidel. A trama, que lhe rendeu um prêmio Pulitzer e um Nobel de Literatura, se passa na Cuba pré-revolucionária.
Viaje para Istambul com “The Girl in The Tree“
O romance mais recente da escritora turca Şebnem İşigüzel tem como pano de fundo os protestos que aconteceram em Istambul em 2013, contra a destruição do Gezi Park, uma área verde no centro a cidade e que viraria um centro comercial. A história de amor entre a protagonista e um rapaz é contada em meio a mudanças sociais, políticas e familiares.
Mais livros sobre a Turquia: o escritor turco mais famoso no ocidente e o primeiro a ganhar um Nobel de Literatura, Orhan Pamuk tem uma vasta obra que se passa no seu país. Meu Nome É Vermelho é uma trama policial que passa no século XVI e Neve é um romance político que mostra conflitos raciais e religiosos no interior da Turquia contemporânea. No autobiográfico Istambul, Pamuk nos leva à cidade onde nasceu por meio das suas memórias.
- Leia também:
- 10 livros (e blogs) para começar a escrever sobre viagem
- 3 livros e 3 filmes imperdíveis sobre a África do Sul
Viaje para Paris com A Dama das Camélias
O romance mais célebre do francês Alexandre Dumas Filho tem um quê autobiográfico. Dos livros grátis de viagem dessa lista, é o meu preferido. Ambientada na Paris de revolucionária de 1848, durante Primavera dos Povos, a obra retrata o romance entre a mais cobiçada prostituta da cidade e um estudante de Direito, proveniente de uma família aristocrática.
Mais livros sobre a França: Um Ano na Provence é a materialização dos sonhos de muitas pessoas. O romance conta a história de um casal que decide largar tudo e viver na bucólica região do sul da França, à beira do Mar Mediterrâneo. Bem menos romântico, Na Pior em Paris e Londres é uma mistura de jornalismo e ficção, que conta a experiência real do autor George Orwell, vivendo na pobreza extrema nas capitais da França e Inglaterra nos anos 1920.
Viaje para a Alemanha com The First Mrs. Rothschild
A trama se passa na Frankfurt do século XVIII e conta a história de amor entre dois jovens judeus, que deu início à família Rothschild e sua ascensão na Alemanha. A história é contada como um diário pessoal de Gutle, “a primeira senhora Rothschild” ao longo de três décadas. Os Rothschild estabeleceram uma dinastia de banqueiros na Europa e no século XIX era dona da maior fortuna privada do mundo.
Mais livros sobre a Alemanha: A Menina que Roubava Livros é um romance lindo, e ao mesmo tempo de cortar o coração, que se passa na Alemanha nazista. O narrador do livro é a Morte, que vai contando a história de Liesel, filha de mãe comunista, é enviada para adoção em troca de dinheiro. O livro-reportagem Berlim :1961 se passa em um dos momentos mais cruciais da história mundial: a construção do Muro, durante a Guerra Fria, em uma Berlim ocupada pelas forças militares do pós-guerra e sob risco de conflito nuclear. Rosa Branca conta a história real de um movimento de estudantes na Universidade de Munique que lutaram contra o nazismo.
Quais são seus livros de viagem preferidos, que te transportam para o país onde se passa a trama? Conta para mim nos comentários!
Foto de capa: Perfecto Capucine/Unsplash
Fernando Caixeta
Posted at 19:47h, 10 outubroA chamada fala em livros gratis mas todos os links sao pra Amazon para livros pagos. Ma fé?
Mila de Oliveira
Posted at 16:01h, 29 janeiroOlá Fernando, tudo bem? Convido você a olhar direitinho o post, pois dos 5 livros indicados como grátis, três (The Price of Paradise, The Girl in the Tree e The First Mrs. Rothschild) permanecem grátis e um (As Aventuras de Huckleberry Finn) custa R$ 2,61 (acho que dá pra pagar, né?).
Um (A dama das Camélias) estava grátis e realmente agora está caro. Porém, veja bem: quando eu fiz o post, lá em abril, a Amazon estava disponibilizando muitos livros grátis, eu fiz uma compilação dos títulos de viagem para que vocês leitorxs não perdessem tempo procurando. Infelizmente não sou dona da Amazon – bem que queria 😉 – e não tenham como controlar quando as ofertas entram e saiam do ar. Os preços mudam e não tenho controle disso.
Espero que tenha ajudado você e a outxs leitores a ter uma quarentena mais divertida sem mexer no bolso. Beijos!