Livros grátis de viagem: ebooks para ler na quarentena

mulher na rede com kindle no colo - livros grátis de viagem

Livros grátis de viagem: ebooks para ler na quarentena

Livros grátis de viagem são uma ótima alternativa para driblar a ansiedade e o tédio do confinamento: é uma atividade de lazer que podemos fazer dentro de casa, nos ajudam sonhar com as próximas viagens e não pesam no orçamento. Enquanto não podemos sair novamente pelo mundo, confira essa lista de livros grátis de viagem para baixar na quarentena:

Viaje para o sul dos EUA com As Aventuras de Huckleberry Finn

O romance de Mark Twain é a primeira recomendação de livros grátis de viagem: é um dos clássicos da literatura estadunidense e conta a história de um menino que escapa de casa e se junta a uma criança escravizada, também fugitiva. Descendo o Rio Mississipi de jangada, os dois vivem aventuras fantásticas sob o pano de fundo da sociedade do sul dos Estados Unidos no fim do século XIX. O romance discute temas como escravidão, racismo, puritanismo e as contradições do “mundo adulto”.

Mais livros sobre os Estados Unidos: muitos títulos americanos são clássicos da literatura de viagem, como Na Natureza Selvagem (que eu recomendei nesse post sobre livros para escrever sobre viagens) e On The Road, de Jack Kerouac. Na mesma linha de “largar tudo em busca de uma vida simples e livre” está Walden, de Henry David Thoreau, uma crítica à sociedade industrial e ao modo de vida estadunidense.

Viaje para Cuba com “The Price of Paradise

Disponível em inglês na Amazon, o romance se passa na Havana de 1947, quando a ilha ainda era um grande balneário de férias estadunidense. O protagonista Patrício sai da Espanha, ainda em guerra, para Cuba só com a roupa do corpo, procurando um futuro melhor e vai trabalhar na loja mais luxuosa da cidade. Lá conhece Glória, a esposa de um mafioso e se envolve em uma trama de traição e morte.

Mais livros sobre Cuba: a obra mais famosa de Ernest Hemingway, O Velho e o Mar, foi escrita quando o autor já morava há mais de dez anos da ilha de Fidel. A trama, que lhe rendeu um prêmio Pulitzer e um Nobel de Literatura, se passa na Cuba pré-revolucionária.

Viaje para Istambul com “The Girl in The Tree

O romance mais recente da escritora turca Şebnem İşigüzel tem como pano de fundo os protestos que aconteceram em Istambul em 2013, contra a destruição do Gezi Park, uma área verde no centro a cidade e que viraria um centro comercial. A história de amor entre a protagonista e um rapaz é contada em meio a mudanças sociais, políticas e familiares.

Mais livros sobre a Turquia: o escritor turco mais famoso no ocidente e o primeiro a ganhar um Nobel de Literatura, Orhan Pamuk tem uma vasta obra que se passa no seu país. Meu Nome É Vermelho é uma trama policial que passa no século XVI e Neve é um romance político que mostra conflitos raciais e religiosos no interior da Turquia contemporânea. No autobiográfico Istambul, Pamuk nos leva à cidade onde nasceu por meio das suas memórias.

 

Viaje para Paris com A Dama das Camélias

O romance mais célebre do francês Alexandre Dumas Filho tem um quê autobiográfico. Dos livros grátis de viagem dessa lista, é o meu preferido. Ambientada na Paris de revolucionária de 1848, durante Primavera dos Povos, a obra retrata o romance entre a mais cobiçada prostituta da cidade e um estudante de Direito, proveniente de uma família aristocrática.

Mais livros sobre a França: Um Ano na Provence é a materialização dos sonhos de muitas pessoas. O romance conta a história de um casal que decide largar tudo e viver na bucólica região do sul da França, à beira do Mar Mediterrâneo. Bem menos romântico, Na Pior em Paris e Londres é uma mistura de jornalismo e ficção, que conta a experiência real do autor George Orwell, vivendo na pobreza extrema nas capitais da França e Inglaterra nos anos 1920.

Viaje para a Alemanha com The First Mrs. Rothschild

A trama se passa na Frankfurt do século XVIII e conta a história de amor entre dois jovens judeus, que deu início à família Rothschild e sua ascensão na Alemanha. A história é contada como um diário pessoal de Gutle, “a primeira senhora Rothschild” ao longo de três décadas. Os Rothschild estabeleceram uma dinastia de banqueiros na Europa e no século XIX era dona da maior fortuna privada do mundo.

Mais livros sobre a Alemanha: A Menina que Roubava Livros é um romance lindo, e ao mesmo tempo de cortar o coração, que se passa na Alemanha nazista. O narrador do livro é a Morte, que vai contando a história de Liesel, filha de mãe comunista, é enviada para adoção em troca de dinheiro. O livro-reportagem Berlim :1961 se passa em um dos momentos mais cruciais da história mundial: a construção do Muro, durante a Guerra Fria, em uma Berlim ocupada pelas forças militares do pós-guerra e sob risco de conflito nuclear. Rosa Branca conta a história real de um movimento de estudantes na Universidade de Munique que lutaram contra o nazismo.

Quais são seus livros de viagem preferidos, que te transportam para o país onde se passa a trama? Conta para mim nos comentários!

Foto de capa: Perfecto Capucine/Unsplash

No Comments

Post A Comment