Patos, livros e sardinhas – lojas em Lisboa que valem a visita

prateleira com patos de borracha em loja de Lisboa

Patos, livros e sardinhas – lojas em Lisboa que valem a visita

Visitar algumas lojas em Lisboa é uma boa até para quem não é chegado em compras – que é o meu caso. Nas minhas perambulações pela cidade (que vale muito a pena ser caminhada – apesar das ladeiras e daquelas calçadas que parecem ter sido feitas para a gente escorregar) fui descobrindo uma e outra loja interessante e não resisti em montar uma lista com meus achados. Mais um ponto pra Lisboa – que a cada dia que eu passo aqui eu morro mais de amores. Além do melhor bacalhau do mundo e dos azulejos mais lindos, tem roda-gigante de sardinha, livraria de viagem e um “fado-truck” rodando pela cidade.

O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa

Transformaram o peixe que é o ícone português em uma loja estilo Disneylândia. Tem roda gigante de lata de sardinha, um trono de latinhas para você sentar e tirar foto, latas comemorativas de cada ano. Essa loja em Lisboa faz tanta festa em torno da sardinha que chega a ser meio tosco, mas é engraçado. Vale a pena a visita mesmo que você não compre nada – que foi o meu caso.

Rua D. Pedro IV, n.º 39
Todos os dias, das 10 às 20h

Lisbon Duck Store

Patos nunca tiveram nada a ver com a cultura portuguesa. Mesmo assim tem uma loja em Lisboa dedicada a vender nada mais que patos de borracha – aqueles para tomar banho de banheira. Além do amarelinho tradicional tem o pato da Frida Kahlo, do Star Wars, de outros bichos (pato-vaca, pato-ovelha e por aí vai), pato da Marilyn Monroe, do Trump…

Rua da Madalena, 54
Todos os dias, das 10 às 20h

Lisboa Cidade do Fado

É um “fado-truck” (só em Lisboa para ter um negócio desses), um carro antigo que fica tocando fado por Lisboa e vende CDs do gênero. Geralmente fica estacionado na Rua do Carmo, no Chiado.

Carro de época verde - umas das lojas em lisboa que vale a pena visitar

Livraria Bertrand

Não é de se estranhar que a terra de Camões e Fernando Pessoa tenha livrarias que viraram pontos turísticos.  A  Bertrand do bairro do Chiado é a livraria mais antiga do mundo ainda em funcionamento no mesmo endereço. Está lá a 285 anos, desde 1732. Durante a semana tem uma feira de livros usados (de sebos independentes) na esquina da loja.

Rua Garrett, 73-75
Todos os dias, das 9h às 22h

Livraria do Simão

Mais uma livraria para a lista de recordes lisboetas. A Livraria do Simão é a menor do mundo, com 3,8 metros quadrados. O espaço da livraria é da largura do que foi um dia a muralha da cidade e para andar entre as prateleiras, só passando de lado.

Escadinhas de São Cristóvão, 18
Não tem horário de funcionamento definido, inclusive é comum chegar lá e encontrar as portas fechadas.

Fachada de loja em Lisboa com a porta fechada e paredes pichadas

Vista mais comum da livraria do Simão: com as portas fechadas

Palavra de viajante

Quase tive um troço quando passei na frente dessa livraria, super por acaso. Ela vende só livros de viagem – guias, relatos, mapas – em vários idiomas! Não queria mais sair de lá.

Rua de São Bento, 34
Terça a sábado, das 10h às 14h e das 15h às 19h

Vista interna de uma livraria

 

Tags:
,
2 Comments
  • Ruth Lima
    Posted at 13:56h, 01 junho Responder

    Muito legal esse post! Coisas muito interessantes! Parabéns!

  • Celso Filho
    Posted at 10:33h, 12 junho Responder

    Ótimas dicas, Mila! <3

Post A Comment