Passagens aéreas

Encontre passagens aéreas baratas usando buscadores

 

Nove entre dez viajantes desistem (a.k.a “vou comprar quando ficar mais barato”) de fazer aquela viagem incrível quando olham o preço das passagens aéreas. Junto com hospedagem, o deslocamento aéreo é a maior despesa de uma viagem. Uma passagem cara pode cancelar sua viagem – ou arruinar seu orçamento

Porém todos os dias as aerolíneas publicam algum vôo barato, seja porque estão sobrando assentos, para competir com outra companhia aérea ou porque algum preço foi calculado errado. Vide seu amigo mala que encontrou aquela passagem ida e volta de 1500 reais “pros States” e fica contando vantagem. Os preços baixos existem – a questão é encontrar.

 

Não acredite nos “magos da internet”

A internet está cheia de gente que “abriu a caixa preta das passagens aéreas”. Ignore-os sem dó. Até hoje não existe nenhuma evidência real de que procurar vôos às quintas-feiras ou depois da meia-noite leva a resultados melhores. Ao contrário do que muita gente pensa e muuuitos blogs de viagem divulgam, a busca em janela anônima não te torna invisível para o site da companhia aérea e impede que elas aumentem os preços para a sua busca. Não existe truque mágico de pesquisa, pesquisar é o truque.

 

Seja flexível com datas

Os preços das passagens sobem se tem muita gente querendo aquele mesmo vôo, simples assim. Por isso as passagens são mais caras nos fins de semana, férias e feriados e mais baratas de madrugada e nos vôos com muitas conexões.  

Pesquise vários dias e horários quando está buscando sua passagem: voar um dia antes ou depois pode significar uma economia de centenas de reais.

Os que têm as férias contadinhas no calendário e não tem muita flexibilidade de data, pesquise a chegada e a saída para um ou dois dias antes/depois. Para quem tem o cronograma mais aberto, eu recomendo o recurso de Gráfico de Preços do Google Flights – ele permite encontrar o voo mais barato para um certo destino em um grande intervalo de datas em um gráfico só, você não tem que ficar fazendo buscas e cliques.

 

Seja flexível com o seu destino

Flexibilidade é o mantra para encontrar passagens baratas. Se você não pode ser muito flexível com as datas, seja com o destino: a probabilidade de encontrar um preço camarada aumenta consideravelmente.

Por sorte os mecanismos de busca estão cada vez mais espertinhos e a gente não precisa mais buscar manualmente. Veja aqui como buscar passagens com o destino em aberto.

 

Procure por companhias low cost

Nós brasileiros estamos acostumados com que todas as companhias aéreas sejam caras – e ruins. Mas pelo mundo há dezenas de companhias aéreas que oferecem voos por um preço mais acessível. As low cost via de regra voam dentro do mesmo continente (e não de um continente para o outro), oferecem um serviço mais “enxuto” (sem serviço de bordo), cobram por extras (para despachar bagagem por exemplo) e voam de aeroportos mais distantes do centro das grandes cidades (para aproveitar as taxas de embarque mais baratas).

 

Considere “quebrar” o seu vôo em duas partes

Ao voar de São Paulo a Berlim, por exemplo, pode ser mais barato comprar de São Paulo a Lisboa e de lá pegar uma companhia aérea local até Berlim. Disclaimer: essa opção exige um pouco de organização pois às vezes envolve troca de aeroporto e atenção aos limites de bagagem da low cost. Fique ligado porque ao adicionar um possível táxi e taxas extras de bagagem o barato pode sair caro.

 

Leve uma mala ou mochila de até 10kg

Dez quilos é o peso máximo permitido para bagagem de mão. Caso seu itinerário inclua voos em companhias aéreas que cobram para despachar bagagem, você não terá esse custo. Além disso, viajando leve você consegue se movimentar melhor de transporte público e não gasta com táxi ou Uber.

 

Use vários buscadores

Buscadores diferentes mostram resultados diferentes. Depende do algoritmo, da posição da lua e de coisas que nunca saberemos, mas o fato é que para o mesmo vôo aparecem dois preços divergentes.. Eu uso principalmente o Decolar, porque é nele que eu encontro as passagens mais baratas, mas – especialmente quando o voo é caro – também checo preços em outros buscadores, além do site da própria aerolínea: