Qual moeda levar para Buenos Aires + 5 dicas

notas de euro, real e dolar em uma mesa - qual moeda levar para buenos aires

Qual moeda levar para Buenos Aires + 5 dicas

Buenos Aires é um destino econômico para os brasileiros e o peso argentino não é tão “caro” quanto o euro ou o dólar. Por isso a gente relaxa e acaba fazendo escolhas ruins na hora de fazer câmbio ou pagar contas na nossa viagem para a Argentina.

Veja nesse post qual a melhor moeda para levar para Buenos Aires, onde cambiar dinheiro, se é melhor pagar com cartão de crédito ou dinheiro, além de dicas de segurança na capital argentina.

 

Qual moeda levar para Buenos Aires? Dólar, peso ou real?

A opção mais econômica é levar real para Buenos Aires. A moeda brasileira é amplamente aceita nas casas de câmbio da capital e é melhor trocar diretamente reais por pesos argentinos que trocar reais por dólares e depois fazer o cambio para pesos.

Ah, essa dica vale apenas para a capital, caso você vá visitar tambem o interior do país, leve dólares.

Onde fazer câmbio em Buenos Aires?

As casas de câmbio com as melhores taxas estão nas ruas Florida e Sarmiento (uma pertinho da outra), no centro de Buenos Aires. Funcionam de segunda a sexta das 10h (algumas abrem às 9h) às 17h.

Aproveite para ver a arquitetura na Florida

Os aeroportos de Ezeiza e Aeroparque contam com casas de câmbio. A de Ezeiza funciona 24h (inclusive feriados) e no Aeroparque funciona das 6h à meia-noite. O pequeno e novo aeroporto de El Palomar (que opera voos low cost nacionais e provenientes do Chile) não conta com essa facilidade.

A taxa de câmbio dos aeroportos costuma ser mais desvantajosa que a “da cidade”. Por isso, troque apenas uma pequena quantidade de dinheiro no aeroporto para suas despesas imediatas (para pagar o transporte até seu alojamento, por exemplo).

Vale a pena fazer o câmbio no Brasil?

Não vale a pena trocar reais por pesos argentinos no Brasil, pois a taxa de câmbio não é vantajosa. O melhor e levar reais e trocar em Buenos Aires.

E o câmbio paralelo?

Até 2015, a cotação do dólar era fixada pelo governo na Argentina, o que deu origem a um mercado paralelo de câmbio com taxas diferentes da oficial. Nessa época, os restaurantes e lojas preferiam receber em dólares ou reais, para fugir da desvalorização do peso argentino. Porém desde o início do governo Macri, foi liberado: as casas de câmbio operam com taxas próximas à cotação oficial (como no Brasil) e os estabelecimentos preferem receber em peso argentino que em moeda estrangeira.

Plaza de Mayo e Catedral de Buenos Aires

Vale a pena usar cartão de crédito?

A esmagadora maioria das lojas, restaurantes e alojamentos em Buenos Aires aceita cartões de crédito e débito. Porém nunca é demais lembrar que essa forma de pagamento implica em um acréscimo de 6,38% devido ao IOF.

Vale a pena sacar dinheiro no caixa eletrônico?

A cobrança de IOF incide também para saques em caixa eletrônico no exterior. Além do imposto (que não tem como fugir), a maioria dos bancos cobra uma taxa por cada saque, o que torna essa operação bastante desvantajosa.

Verifique com seu banco se essa taxa é cobrada e qual o valor.

É perigoso andar com dinheiro vivo em Buenos Aires?

A vantagem do cartão e do saque em caixa eletrônico é que você não precisa andar com dinheiro vivo. Os furtos são super comuns em Buenos Aires (assim como pequenos roubos de colares e câmeras fotográficas), porém os assaltos a mão armada são bem raros. Ou seja, pode ocorrer de alguém surrupiar seu celular ou algum item da sua bolsa, mas dificilmente vão te parar no meio da rua com uma arma na mão e roubar todos os seus pertences.

Dito isso, se você anda com uma quantidade considerável de dinheiro, use uma doleira dentro da roupa e você estará segura. Pois mesmo que algum item seja subtraído da sua bolsa, a maior parte do seu dinheiro estará a salvo.

 

COMECE A PLANEJAR SUA VIAGEM PARA BUENOS AIRES AGORA

No Comments

Post A Comment